sexta-feira, 10 de junho de 2011
Vídeos bacanas sobre o processo do Fim do Tráfico e da Abolição da Escravidão
Mostra um pouco sobre a questão da Liberdade para os Negros, sobre suas formas de resistência e sobre o movimento abolicionista.
Link para os slides relativos ao texto 03 do módulo IV
https://docs.google.com/leaf?id=1tt6Ly9ub5E7ZcMgqqQitKr8Grkekz9YWZWJm7cAipk6cAcU5Sl7qPJCSYhcs&hl=pt_BR&authkey=COmh34EG
Seminários dos textos 07, 08 e 09 do módulo IV
Olá pessoal, assim como fizemos com os textos 04,05 e 06, faremos com os textos 07,08 e 09 (livro marrom).
Dividi o textos entre os três grupos (os mesmos), para apresentação no dia 17/06 da seguinte maneira:
Não esqueçam de estabelecer um líder para o grupo. E tragam guloseimas para o nosso lanche! :D
Abraço,
Marina
Dividi o textos entre os três grupos (os mesmos), para apresentação no dia 17/06 da seguinte maneira:
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 07 do módulo IV: “ A CAMPANHA ABOLICIONISTA E A ESCRAVIDÃO NO BRASIL, EM CUBA E NOS ESTADOS UNIDOS DURANTE O SÉCULO XIX” de Beatriz Gallotti Mamigonian eAna Paula Pruner de Siqueira.
Anna Karlitz
Mircelene Basto da Silva Ronchetti
Dilaci Coelho Xavier de Azevedo
Emilio Gabriel
Maria Marcia Tranin Tuller
Elisandra Gatti Batista
Juliana Alves Dias
Maria do Socorro Santana Reinoso
Ormi da Silva Andreatta
Vanda Nair de Almeida Bianchi
Elizangela Cosme Gatti
Maria das Gracas Bosi Mandacaru
Solange Felix Cordeiroso
Luciana Aparecida Medeiros Pereira Barcelos
Irene Luiza Dos Santos
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 08 DO MÓDULO IV: “PAISAGENS, CENÁRIOS E MEMÓRIAS: ROCEIROS E CAMPONESES NA ESCRAVIDÃO E NA PÓS-EMANCIPAÇÃO NO BRASIL” de Flávio dos Santos Gomes.
Silvia Carla Fachetti Surlo
Joislaine Mara de Sousa Reis
Maristela Moitim Barbieri
Alessandra da Penha Benfica Silv
Ana Paula Ferreira Stocco
Claudia Mariaclaudia
Cassia Mariana Bastel Monteiro
Roberto Carlos Rodrigues Cortes
Patricia de Souza Moises Maforte
Daianna Aparecida Binda
Sônia Maria Sperandio Cott
Duznelda Schultz Ferreira
Miria Souza Cruz
Elzi Schmidt Ferreira
Fabricio dos Anjos Santana
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 09 DO MÓDULO IV: “A ÁFRICA CONTEMPORÂNEA: IMPASSES E REFLEXÕES” de Robson Lacerda Dutra.
Isabel Cristina Neves
Eliene Pereira Emerick
Elza Maria Barros
Maria Elisa Moreira
Maria Auxiliadora Alves Barcelos
Cristiana Alice Estevao Togneri
Maria Radinz Daltoe
Livia Conceicao Matiello Amaral
Claudio Rogerio Goncalves
Adriana dos Anjos
Ana Paula Setto Fabris
Rafaela Torezani
Eliene Pereira Emerick
Sonia Maria Zanotti
Alexandra cardoso Beloti
Maria de Souza Bastos
Maristela Gireli Roldi
Anna Karlitz
Mircelene Basto da Silva Ronchetti
Dilaci Coelho Xavier de Azevedo
Emilio Gabriel
Maria Marcia Tranin Tuller
Elisandra Gatti Batista
Juliana Alves Dias
Maria do Socorro Santana Reinoso
Ormi da Silva Andreatta
Vanda Nair de Almeida Bianchi
Elizangela Cosme Gatti
Maria das Gracas Bosi Mandacaru
Solange Felix Cordeiroso
Luciana Aparecida Medeiros Pereira Barcelos
Irene Luiza Dos Santos
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 08 DO MÓDULO IV: “PAISAGENS, CENÁRIOS E MEMÓRIAS: ROCEIROS E CAMPONESES NA ESCRAVIDÃO E NA PÓS-EMANCIPAÇÃO NO BRASIL” de Flávio dos Santos Gomes.
Silvia Carla Fachetti Surlo
Joislaine Mara de Sousa Reis
Maristela Moitim Barbieri
Alessandra da Penha Benfica Silv
Ana Paula Ferreira Stocco
Claudia Mariaclaudia
Cassia Mariana Bastel Monteiro
Roberto Carlos Rodrigues Cortes
Patricia de Souza Moises Maforte
Daianna Aparecida Binda
Sônia Maria Sperandio Cott
Duznelda Schultz Ferreira
Miria Souza Cruz
Elzi Schmidt Ferreira
Fabricio dos Anjos Santana
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 09 DO MÓDULO IV: “A ÁFRICA CONTEMPORÂNEA: IMPASSES E REFLEXÕES” de Robson Lacerda Dutra.
Isabel Cristina Neves
Eliene Pereira Emerick
Elza Maria Barros
Maria Elisa Moreira
Maria Auxiliadora Alves Barcelos
Cristiana Alice Estevao Togneri
Maria Radinz Daltoe
Livia Conceicao Matiello Amaral
Claudio Rogerio Goncalves
Adriana dos Anjos
Ana Paula Setto Fabris
Rafaela Torezani
Eliene Pereira Emerick
Sonia Maria Zanotti
Alexandra cardoso Beloti
Maria de Souza Bastos
Maristela Gireli Roldi
Não esqueçam de estabelecer um líder para o grupo. E tragam guloseimas para o nosso lanche! :D
Abraço,
Marina
segunda-feira, 6 de junho de 2011
MÓDULO IV - QUESTÕES PARA ANÁLISE (FÓRUNS AVALIATIVOS)
TEXTO 01
No texto “A Escravidão Atlântica”, Mariza Soares identifica novas perspectivas de estudo sobre a escravidão atlântica no Brasil. Com base nesse debate, comente como a nova temática contribui para a renovação do ensino sobre a escravidão.
TEXTO 02
Carlos Engemann afirma que o açoite não pode ser caracterizado como o único mecanismo existente nas relações entre senhores e escravos. A partir dessa assertiva, explique como a ampliação da visão sobre a escravidão permitiu melhor compreensão das relações escravistas no Brasil.
TEXTO 03
Com base no texto e destacando a importância da constituição de famílias escravas na sociedade escravista brasileira, disserte sobre como os grandes senhores brasileiros buscaram se preparar para o eventual término oficial do fluxo a fim de manter a instituição escravista.
TEXTO 04
No texto “Os escravos como protagonistas de sua própria liberdade”, Geraldo Antonio Soares analisa os sentidos da liberdade para escravos residentes na Província Capixaba.A partir dessa abordagem, comente os fatores positivos da inserção do negro como protagonista da sua própria história e como esse tipo de estudo pode contribuir para o ensino da História da escravidão e do Espírito Santo.
TEXTO 05
Com base na leitura do texto “As Guerras Atlânticas entre europeus e africanos na Era Moderna”, comente as disputas comerciais envolvidas nesses conflitos, bem como as formas de participação dos africanos.
TEXTO 06
Explique porque na abordagem do colonialismo europeu na África é preferível a utilização da expressão “expansão europeia”.
TEXTO 07
Explique como o processo abolicionista iniciado pela Inglaterra repercutiu e se desenvolveu nos três países abordados no texto: Brasil, Cuba e Estados Unidos .
TEXTO 08
Com base no texto, explique como a construção de memórias sobre o processo de emancipação produziu uma imagem idealizada sobre o abolicionismo e comente os reflexos dessa questão no ensino da História.
TEXTO 09
Explique a assertiva: “Coube à literatura, portanto, atuar como um dos elementos de sustentação da unidade nacional” (DUTRA, 2011, p.100).
Preparei, em todos os fóruns, um espaço para Colatina concentrar as respostas. Estão logo abaixo do tópicos criados pela professora Adriana:
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 01
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 02
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 03
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 04
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 05
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 06
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 07
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 08
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 09
É só encontrar esses itens dos tópicos e clicar em RESPONDER.
Analise bastante a questão referente ao texto que você apresentará no seminário, pois nossas discussões serão guiadas por essas questões.
Atenção para os grupos que irão apresentar os seminários dia 10/06:
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 04 do módulo IV: “Os Escravos como Protagonistas de sua Própria Liberdade: Lutas, Famílias, Religião e Ascensão Social” de Geraldo Antônio Soares.
Anna Karlitz
Mircelene Basto da Silva Ronchetti
Dilaci Coelho Xavier de Azevedo
Emilio Gabriel
Maria Marcia Tranin Tuller
Elisandra Gatti Batista
Juliana Alves Dias
Maria do Socorro Santana Reinoso
Ormi da Silva Andreatta
Vanda Nair de Almeida Bianchi
Elizangela Cosme Gatti
Maria das Gracas Bosi Mandacaru
Solange Felix Cordeiroso
Luciana Aparecida Medeiros Pereira Barcelos
Irene Luiza Dos Santos
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 05 DO MÓDULO IV: “As Guerras Atlânticas Entre Europeus e Africanos na Era Moderna” de Mariza de Carvalho.
Silvia Carla Fachetti Surlo
Joislaine Mara de Sousa Reis
Maristela Moitim Barbieri
Alessandra da Penha Benfica Silv
Ana Paula Ferreira Stocco
Claudia Mariaclaudia
Cassia Mariana Bastel Monteiro
Roberto Carlos Rodrigues Cortes
Patricia de Souza Moises Maforte
Daianna Aparecida Binda
Sônia Maria Sperandio Cott
Duznelda Schultz Ferreira
Miria Souza Cruz
Elzi Schmidt Ferreira
Fabricio dos Anjos Santana
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 06 DO MÓDULO IV: “A Expansão Européia na África.” de Andrea Marzano.
Isabel Cristina Neves
Eliene Pereira Emerick
Elza Maria Barros
Maria Elisa Moreira
Maria Auxiliadora Alves Barcelos
Cristiana Alice Estevao Togneri
Maria Radinz Daltoe
Livia Conceicao Matiello Amaral
Claudio Rogerio Goncalves
Adriana dos Anjos
Ana Paula Setto Fabris
Rafaela Torezani
Eliene Pereira Emerick
Sonia Maria Zanotti
Alexandra cardoso Beloti
Maria de Souza Bastos
Maristela Gireli Roldi
LEMBREM-SE QUE DEVERÃO INDICAR UM LÍDER PARA CADA GRUPO.
Abraço, Marina
No texto “A Escravidão Atlântica”, Mariza Soares identifica novas perspectivas de estudo sobre a escravidão atlântica no Brasil. Com base nesse debate, comente como a nova temática contribui para a renovação do ensino sobre a escravidão.
TEXTO 02
Carlos Engemann afirma que o açoite não pode ser caracterizado como o único mecanismo existente nas relações entre senhores e escravos. A partir dessa assertiva, explique como a ampliação da visão sobre a escravidão permitiu melhor compreensão das relações escravistas no Brasil.
TEXTO 03
Com base no texto e destacando a importância da constituição de famílias escravas na sociedade escravista brasileira, disserte sobre como os grandes senhores brasileiros buscaram se preparar para o eventual término oficial do fluxo a fim de manter a instituição escravista.
TEXTO 04
No texto “Os escravos como protagonistas de sua própria liberdade”, Geraldo Antonio Soares analisa os sentidos da liberdade para escravos residentes na Província Capixaba.A partir dessa abordagem, comente os fatores positivos da inserção do negro como protagonista da sua própria história e como esse tipo de estudo pode contribuir para o ensino da História da escravidão e do Espírito Santo.
TEXTO 05
Com base na leitura do texto “As Guerras Atlânticas entre europeus e africanos na Era Moderna”, comente as disputas comerciais envolvidas nesses conflitos, bem como as formas de participação dos africanos.
TEXTO 06
Explique porque na abordagem do colonialismo europeu na África é preferível a utilização da expressão “expansão europeia”.
TEXTO 07
Explique como o processo abolicionista iniciado pela Inglaterra repercutiu e se desenvolveu nos três países abordados no texto: Brasil, Cuba e Estados Unidos .
TEXTO 08
Com base no texto, explique como a construção de memórias sobre o processo de emancipação produziu uma imagem idealizada sobre o abolicionismo e comente os reflexos dessa questão no ensino da História.
TEXTO 09
Explique a assertiva: “Coube à literatura, portanto, atuar como um dos elementos de sustentação da unidade nacional” (DUTRA, 2011, p.100).
Preparei, em todos os fóruns, um espaço para Colatina concentrar as respostas. Estão logo abaixo do tópicos criados pela professora Adriana:
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 01
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 02
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 03
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 04
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 05
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 06
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 07
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 08
Polo Colatina – Respondam aqui a questão referente ao texto 09
É só encontrar esses itens dos tópicos e clicar em RESPONDER.
Analise bastante a questão referente ao texto que você apresentará no seminário, pois nossas discussões serão guiadas por essas questões.
Atenção para os grupos que irão apresentar os seminários dia 10/06:
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 04 do módulo IV: “Os Escravos como Protagonistas de sua Própria Liberdade: Lutas, Famílias, Religião e Ascensão Social” de Geraldo Antônio Soares.
Anna Karlitz
Mircelene Basto da Silva Ronchetti
Dilaci Coelho Xavier de Azevedo
Emilio Gabriel
Maria Marcia Tranin Tuller
Elisandra Gatti Batista
Juliana Alves Dias
Maria do Socorro Santana Reinoso
Ormi da Silva Andreatta
Vanda Nair de Almeida Bianchi
Elizangela Cosme Gatti
Maria das Gracas Bosi Mandacaru
Solange Felix Cordeiroso
Luciana Aparecida Medeiros Pereira Barcelos
Irene Luiza Dos Santos
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 05 DO MÓDULO IV: “As Guerras Atlânticas Entre Europeus e Africanos na Era Moderna” de Mariza de Carvalho.
Silvia Carla Fachetti Surlo
Joislaine Mara de Sousa Reis
Maristela Moitim Barbieri
Alessandra da Penha Benfica Silv
Ana Paula Ferreira Stocco
Claudia Mariaclaudia
Cassia Mariana Bastel Monteiro
Roberto Carlos Rodrigues Cortes
Patricia de Souza Moises Maforte
Daianna Aparecida Binda
Sônia Maria Sperandio Cott
Duznelda Schultz Ferreira
Miria Souza Cruz
Elzi Schmidt Ferreira
Fabricio dos Anjos Santana
RESPONSÁVEIS PELO TEXTO 06 DO MÓDULO IV: “A Expansão Européia na África.” de Andrea Marzano.
Isabel Cristina Neves
Eliene Pereira Emerick
Elza Maria Barros
Maria Elisa Moreira
Maria Auxiliadora Alves Barcelos
Cristiana Alice Estevao Togneri
Maria Radinz Daltoe
Livia Conceicao Matiello Amaral
Claudio Rogerio Goncalves
Adriana dos Anjos
Ana Paula Setto Fabris
Rafaela Torezani
Eliene Pereira Emerick
Sonia Maria Zanotti
Alexandra cardoso Beloti
Maria de Souza Bastos
Maristela Gireli Roldi
LEMBREM-SE QUE DEVERÃO INDICAR UM LÍDER PARA CADA GRUPO.
Abraço, Marina
segunda-feira, 30 de maio de 2011
Slides texto 1 e 2 do módulo IV
Acesse o link abaixo para visualizar os slides apresentados na aula dos dia 27 de maio de 2011.
Relativos aos textos 01 e 02 do módulo IV.
Copie este endereço no seu navegador.
https://docs.google.com/leaf?id=1Yx7f1YVC6R7uzsA7QL8PLG1oGsy9BKvCgi7quPnQbwGBd3rkGYpSUYQrAA5B&hl=pt_BR&authkey=CJDL6egM
Relativos aos textos 01 e 02 do módulo IV.
Copie este endereço no seu navegador.
https://docs.google.com/leaf?id=1Yx7f1YVC6R7uzsA7QL8PLG1oGsy9BKvCgi7quPnQbwGBd3rkGYpSUYQrAA5B&hl=pt_BR&authkey=CJDL6egM
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Vídeo de apoio - Antigos reinos africanos
Lindo vídeo com música sobre a África - bom para crianças e adolescentes
terça-feira, 17 de maio de 2011
Novo calendário - possíveis mudanças
Olá pessoal, houve mudanças no calendário do curso.
Agora não teremos mais dois momentos de avaliação referente ao módulo IV. Todos os 09 textos serão avaliados num único momento.
Desta forma, todos os textos deverão ter sido estudados até a semana do dia 26/06 ao dia 25/06, quando ocorrerá a avaliação do módulo IV.
Minha sugestão de mudança para adaptação ao calendário é a seguinte:
Semana que vem haverá aula, ou seja, dia 27/05/11. Nesta aula devemos estudar o texto 01, 02 e 03 do módulo IV.
Depois haverá aula dia 10/06/11. Nesta aula, estudaremos os textos 04, 05 e 06 do módulo IV.
Então, no dia 17/06/11 teremos aula novamente. Nesta aula estudaremos os textos 07, 08 e 09 do módulo IV.
E na semana do dia 26/06 a 02/07 teremos a avaliação do módulo IV.
Ao que tudo indica, nosso Seminário ocorrerá dia 22 de julho. Nele os alunos apresentarão trabalhos realizados na escola com a presença dos professores da Ufes e da tutora à distância, Mariza Barros.
Essas alterações foram feitas com base no seguinte calendário alterado pela coordenação do curso. Clique nele para ampliar.
Vamos ficar atentos(as) às datas! :)
Agora não teremos mais dois momentos de avaliação referente ao módulo IV. Todos os 09 textos serão avaliados num único momento.
Desta forma, todos os textos deverão ter sido estudados até a semana do dia 26/06 ao dia 25/06, quando ocorrerá a avaliação do módulo IV.
Minha sugestão de mudança para adaptação ao calendário é a seguinte:
Semana que vem haverá aula, ou seja, dia 27/05/11. Nesta aula devemos estudar o texto 01, 02 e 03 do módulo IV.
Depois haverá aula dia 10/06/11. Nesta aula, estudaremos os textos 04, 05 e 06 do módulo IV.
Então, no dia 17/06/11 teremos aula novamente. Nesta aula estudaremos os textos 07, 08 e 09 do módulo IV.
E na semana do dia 26/06 a 02/07 teremos a avaliação do módulo IV.
Ao que tudo indica, nosso Seminário ocorrerá dia 22 de julho. Nele os alunos apresentarão trabalhos realizados na escola com a presença dos professores da Ufes e da tutora à distância, Mariza Barros.
Essas alterações foram feitas com base no seguinte calendário alterado pela coordenação do curso. Clique nele para ampliar.
Vamos ficar atentos(as) às datas! :)
Assinar:
Postagens (Atom)