segunda-feira, 27 de junho de 2011

AVALIAÇÃO MÓDULO IV E APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO / CONFRATERNIZAÇÃO



Os alunos deverão postar as respostas das questões propostas na avaliação até no máximo terça-feira, dia 12/07/2011, até às 24h55. Basta anexar a resposta em arquivo word!

Nas respostas deverão constar: a) nome completo; b) polo; c) tutor presencial.
Não será possível atribuir nota se não houver identificação.
QUESTÃO 1 – No texto “A Escravidão Atlântica”, Mariza Soares identifica novas perspectivas de estudo sobre a escravidão atlântica no Brasil. Com base nesse debate, comente como a nova temática contribuiu para a renovaçãodo ensino sobre a escravidão.

QUESTÃO 2 - Carlos Engemann afirma que o açoite não pode ser caracterizado como o único mecanismo existente nas relações entre senhores e escravos. A partir dessa assertiva, explique como a ampliação da visão sobre a escravidão permitiu melhor compreensão das relações escravistas no Brasil.

QUESTÃO 3 -No capítulo “Os escravos como protagonistas de sua própria liberdade”, Geraldo Antonio Soares analisa os sentidos da liberdade para escravos residentes na Província Capixaba. A partir dessa abordagem,comente os fatores positivos da inserção do negro como protagonista da sua própria história e como esse tipo de estudo pode contribuir para o ensino da História da escravidão e do Espírito Santo.

QUESTÃO 4 – Com base no texto ' Paisagens, cenários e memórias', explique como a construção de memórias sobre o processo de emancipação produziu uma imagem idealizada sobre o abolicionismo e comente os reflexos dessa questão no ensino da História

Nosso Seminário ocorrerá dia 22 de julho. Nele os alunos apresentarão trabalhos realizados na escola com a presença dos professores da Ufes, da tutora à distância, Mariza Barros e outras autoridades como a coordenadora do Polo UAB Colatina, Hilda Rozeane Ronchetti. Receberão convites para o encerramento do curso, a Secretária de Educação Municipal, a superintendente de Educação (Estadual), os vereadores da Câmara Municipal e o prefeito municipal.


Lembrem-se que todos os alunos devem se organizar previamente para a apresentação dos seminários e trazer, no dia, alguma comida ou bebida típica, seja de origem africana, indígena ou mesmo afro-brasileira. 

Preciso organizar o seminário, as apresentaçães então conto com a colaboração de todos. Peço que enviem para o meu e-mail (thebaldi.marina@gmail.com) o seguinte questionário preenchido:

Nome do(s) participante(s) de seu grupo:
Localidade dos participante(s):
Tema a ser apresentado:
Breve resumo da apresentação:
Material a ser apresentado: (Ex. slides, máscaras africanas, desenhos feitos pelos alunos, etc.) 
Comida ou bebida que (cada um) irá trazer no dia:
Em caso de haver apresentação de slides, peço que coloque em anexo esses slides para que eu possa preparar a apresentação que será exibida no dia.

Atenção: a responsabilidade pela comida será individual e não do grupo.


Lembrem-se que as apresentações não podem ser extensas devido ao pouco tempo que teremos, por isso peço que se preparem para uma fala em torno de 5 minutos por grupo.

 Abraço,
Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário