segunda-feira, 25 de julho de 2011

SEMINÁRIO / AVALIAÇÃO PENDENTE / WEB CONFERENCE

Olá pessoal!

Primeiramente quero parabelizá-los pelas apresentações no SEMINÁRIO que foram MARAVILHOSAS.

Aproveito para me desculpar com aqueles que não puderam apresentar seus trabalhos devido ao horário. Seus trabalhos escritos (slides), fotos, dentre outros, serão enviados para a tutora eletrônica a fim de que sejam avaliados.

De qualquer forma, fico muito feliz que o curso tenha dado tantos frutos. Lembrem-se que agora devemos ser semeadores dessas ideias e nossa missão é espalha-las por onde formos.

Mas nosso curso ainda não terminou totalmente.

Estão lembrando que ainda temos Web Conference programadas?

Gostaria de informar que a web-conference do dia 25/07 (próxima segunda-ferira) foi cancelada. Por motivos de ordem familiar e relacionados à saúde, a Professora Mariza Soares não poderá vir à Vitória.

Mas ainda dá para aproveitar a web-conference de terça-feira com a Professora Beatriz Mamigonian. Será as 19h20m. E você é mais que convidado a participar.

Clique aqui: http://webconf.rnp.br/uab_ufes

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Também gostaria de lembrá-los que o Instituto Histórico e Geográfico de Colatina está convidando a população de Colatina e região a participar deste nobre projeto pela preservação dos símbolos de nossa memória.

Se você quer participar desse projeto, entre em contato com o instituto pelo site: www.ihgc.com.br

Caso você não queira participar diretamente do instituto mas tem algum material interessante: fotos interessante, antigas ou atuais de sua cidade,  poesias, histórias de família que queria ver publicadas, ilustradas, no site entre em contato também pelo FALE CONOSCO. Nossa história merece ser contada e preservada.
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Caso você ainda tenha alguma atividade pendente, o último prazo para envio é até o dia 15 de agosto. Segundo a tutora à distância, Mariza Barros, a avaliação pode ser enviada para o e-mail dela: izabrvitoria@hotmail.com.

As questões dos fóruns são 09. As questões da avaliação são 04. Não deixe de enviar, pois como explicou a professora Adriana Campos no dia do Seminário, quanto maior for a demora dos colegas em enviar todas as atividades, mais pode demorar a chegada dos certificados.

As questões da avaliação são:

QUESTÃO 1 – No texto “A Escravidão Atlântica”, Mariza Soares identifica novas perspectivas de estudo sobre a escravidão atlântica no Brasil. Com base nesse debate, comente como a nova temática contribuiu para a renovaçãodo ensino sobre a escravidão.


QUESTÃO 2 - Carlos Engemann afirma que o açoite não pode ser caracterizado como o único mecanismo existente nas relações entre senhores e escravos. A partir dessa assertiva, explique como a ampliação da visão sobre a escravidão permitiu melhor compreensão das relações escravistas no Brasil.

QUESTÃO 3 -No capítulo “Os escravos como protagonistas de sua própria liberdade”, Geraldo Antonio Soares analisa os sentidos da liberdade para escravos residentes na Província Capixaba. A partir dessa abordagem,comente os fatores positivos da inserção do negro como protagonista da sua própria história e como esse tipo de estudo pode contribuir para o ensino da História da escravidão e do Espírito Santo.

QUESTÃO 4 – Com base no texto ' Paisagens, cenários e memórias', explique como a construção de memórias sobre o processo de emancipação produziu uma imagem idealizada sobre o abolicionismo e comente os reflexos dessa questão no ensino da História.


As questões do fórum são:
TEXTO 01
No texto “A Escravidão Atlântica”, Mariza Soares identifica novas perspectivas de estudo sobre a escravidão atlântica no Brasil. Com base nesse debate, comente como a nova temática contribui para a renovação do ensino sobre a escravidão.

TEXTO 02
Carlos Engemann afirma que o açoite não pode ser caracterizado como o único mecanismo existente nas relações entre senhores e escravos. A partir dessa assertiva, explique como a ampliação da visão sobre a escravidão permitiu melhor compreensão das relações escravistas no Brasil.

TEXTO 03
Com base no texto e destacando a importância da constituição de famílias escravas na sociedade escravista brasileira, disserte sobre como os grandes senhores brasileiros buscaram se preparar para o eventual término oficial do fluxo a fim de manter a instituição escravista.

TEXTO 04
No texto “Os escravos como protagonistas de sua própria liberdade”, Geraldo Antonio Soares analisa os sentidos da liberdade para escravos residentes na Província Capixaba.A partir dessa abordagem, comente os fatores positivos da inserção do negro como protagonista da sua própria história e como esse tipo de estudo pode contribuir para o ensino da História da escravidão e do Espírito Santo.

TEXTO 05
Com base na leitura do texto “As Guerras Atlânticas entre europeus e africanos na Era Moderna”, comente as disputas comerciais envolvidas nesses conflitos, bem como as formas de participação dos africanos.

TEXTO 06
Explique porque na abordagem do colonialismo europeu na África é preferível a utilização da expressão “expansão europeia”.

TEXTO 07
Explique como o processo abolicionista iniciado pela Inglaterra repercutiu e se desenvolveu nos três países abordados no texto: Brasil, Cuba e Estados Unidos .

TEXTO 08
Com base no texto, explique como a construção de memórias sobre o processo de emancipação produziu uma imagem idealizada sobre o abolicionismo e comente os reflexos dessa questão no ensino da História.

TEXTO 09
Explique a assertiva: “Coube à literatura, portanto, atuar como um dos elementos de sustentação da unidade nacional” (DUTRA, 2011, p.100).

Abraço a todos e mais uma vez parabéns!

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